Redefinir senha

5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS.

Paraíso do Caju - Turismo de aventura - Lençóis Maranhenses

5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS.

Lençóis Maranhenses é uma formação geológica de aproximadamente 10 milanos, considerada única no planeta. Sedimentos advindo dos rios da região(Quartzo corresponde a 95%) são transportadas para o oceano e depositadasno litoral que com ação dos fortes ventos são lançadas para o continente,promovendo a substituição da paisagem formada antes pelos biomas Amazônico, Cerrado e Caatinga. O Parque Nacional dos Lençóis maranhenses(1981) detém o maior campo de Dunas da América latina, são 90 mil hectares de pura areia. Já que tem tanta areia, por que tem piscinas naturais nesse lugar?

É importante lembrar que estamos na linha do Equador, Pré-Amazônia Brasileira, zona com pluviosidade entre 1500-2000mm, chove bastante e essa água abastece o Lençol freático que aflora entre as dunas, formando gigantescos lagos de água doce. É uma Maravilha não é mesmo. Nesta viagem vamos explorar este ecossistema, observar animais, plantas carnívoras,comunidades tradicionais, totalmente adaptados a essa condição.

x
×

Verificar disponibilidade

Adicionar aos favoritos
Compartilhe

DIA 1

BARREIRINHAS – PEQUENOS LENÇÓIS – ATINS - CANTO DOS LENÇÓIS
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS2

As saídas saem desde Barreirinhas, às 8:30h.Iniciamos o Tour de lancha voadeira,visitaremos a Área de preservação Ambiental (APA – Pequenos Lençóis Maranhenses, uma Unidade de conservação Estadual), visitaremos os povoados de Vassouras, Mandacaru e parada para almoço na praia de Atins. Depois do almoço uma pequena pausa para descanso.

 

O povoado Canto dos lençóis é um povoado típicode pescadores regionais que se estabeleceu devido sua proximidade com o mar, uma vila com 12 casas.Esta região é considerada um grande berçário de animais, um grande pasto nativo que alimenta milhares de bichos durante o ano todo.
O pernoite será no Canto do Atins, em um ponto de apoio que também funciona como restaurante. O local oferece uma boa estrutura aos visitantes, é considerado um ponto de encontro de grupos de trekking do mundo inteiro. Pernoite em rede.

O passeio continua com visitação a praia do povoado deAtins, onde ficamos até às 15:00h. Seguiremos o trekkingaté o povoado Canto dos Lençóis já dentro do Parque Nacional. A caminhada tem 8 km de distância (2-3hs decaminhada), e durante o percurso vamos andar no campo de dunas, tomar banho de lagoa e pausa para contemplação da natureza e do pôr do sol, às 17:50.

5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS3
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS4

DIA 2

CANTO DOS LENÇÓIS – BAIXA GRANDE

Saída 02:00h da madrugada (café da manhã às01:30h). Vamos assistir o nascer do sol na praia.Serão 28 km (9-10hs) de Caminhada comparadas para banhos nas lagoas. Chegada prevista para o almoço.

Oásis Baixa Grande – É um Fragmento Florestal que resiste ao avanço das dunas, está localizadona Zona Primitiva dos Lençóis, ali vivem 6 famílias,a beleza da restinga que resiste ao avanço das dunas é impressionante, nos meses de agosto até outubro é farta a quantidade de Cajus, Mirim, Muricie e Guajiru nos oásis.

Os moradores que ali estão, vivem sua tradição com sua aptidão para criação livre de pequenos animais caprinos, ovinos, porcos, galinhas. A pescana praia, rios e lagoas que ali estão também fazem parte do cotidiano das famílias, algumas famílias vivem agora também do turismo. Aproveite o tempo livre para explorar o quintal dos moradorese tratar de uma boa conversa com eles. É tradição a tiquira (aguardente de mandioca) típica da região. Vamos pernoitar na casa de uma família nativa

 

DIA 3

OÁSIS BAIXA GRANDE – OÁSIS QUEIMADA DOS BRITOS
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS10

A caminhada inicia às 5:30 da manhã, com café servido às 5. A caminhada tem12km, são 4 – 5 horas de caminhada, vamos observar o nascer do sol e cruzar o Rio Negro e entender sua dinâmica no deserto, vamos conhecer a Ponta do Peadouro,uma região de dunas altas, com excelente view da região. A chegada no povoado está prevista para 11:00hs da manhã. Ficaremos na casa de uma família nativa,onde faremos as refeições e pernoitaremos em rede.

 

A caminhada inicia às 5:30 da manhã, com café servido às 5. A caminhada tem 12km, são 4 – 5 horas de caminhada, vamos observar o nascer do sol e cruzar o Rio Negro e entender sua dinâmica no deserto, vamos conhecer a Ponta do Peadouro, uma região de dunas altas, com excelente view da região. A chegada no povoado está prevista para 11:00hs da manhã. Ficaremos na casa de uma família nativa, onde faremos as refeições e pernoitaremos em rede.

5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS11
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS12

DIA 4

OÁSIS QUEIMADAS DOS BRITOS – BETÂNIA

A saída está prevista às 3:00h da manhã, o café da manhã será servido às 2:30h. A caminhada até o povoado de Betânia é de 6h de caminhada, 18km com paradas para banho nas lagoas. No trajeto é possível ver grandes lagoas da região, como a lagoa das cabras, junco e cajueiro. A chegada está prevista para 11:00h, no povoado a beira das dunas é possível banhar no rio Alegre. A beleza do povoado impressiona. São 45 famílias (250 pessoas) que vivem nesse povoado. Após o descanso do almoço vamos retornar as dunas para banhas nas lagoas e contemplar o pôr do sol.

5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS16
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS18
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS15

DIA 5

BETÂNIA – SANTO AMARO
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS18

O Tour nesse último dia inicia às 5:30,tomamos um barco e subimos o rio Alegre por 15 min. Serão 11 km (3-5hs) de caminhada com paradas para banho e contemplação da Natureza. Veremos nosso último nascer do sol nesse dia. A chegada à cidade de Santo Amaro está prevista para 10:00h.

 

A cidade de Santo Amaro tem aproximadamente 20 mil habitantes. Recentemente a cidade vem melhorando sua estrutura para receber turistas que vem visitar as lagoas da região.
10:00 – Chegada em Santo Amaro e final da Travessia

5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS19
5 DIAS A PÉ NOS LENÇÓIS20

TARIFÁRIO

Valores em reais (R$), por pessoa

SERVIÇOS INCLUÍDOS:

• Tour privativo em lancha voadeira (Visitação a APA Pequenos Lençóis Maranhenses com paradas em Vassouras e Mandacaru);
• Almoço na praia de Atins;
• Jantar e hospedagem em redário no Canto dos Lençóis (café da manhã incluso);
•  Almoço, jantar e hospedagem em redário no Oásis Baixa Grande (café da manhã incluso);
• Almoço, Jantar e hospedagem em redário no Oásis Queimada dos Britos (café da manhã incluso);
• Almoço, Jantar e hospedagem em redário na Betânia (café da manhã incluso);
• Transporte de barco pelo Rio Alegre;
•  Condutor ecológico local experiente e credenciado no ICMBio;
• Seguro acidente individual – Porto Seguro;
• Brindes exclusivos paraíso do caju (boné, sacola e lanche de trilha)

NÃO INCLUSO NO ROTEIRO:

• Qualquer item não descrito em “Serviços incluídos”;
• Bebidas;
• Equipamento pessoal;
• Evacuação em transporte 4×4 por desistência;
• Transportes, hotéis e refeições, antes e após o término do trekking;
• Gorjetas.

RECOMENDAÇÕES

O QUE DEVO TRAZER?

✓ Roupas adequadas para trilha (UV)
✓ Boné;
✓ Óculos de sol;
✓ Protetor Solar;
✓ Capa de chuva;
✓ Mochila de 30 ou 40L;
✓ Bastão de caminhada;
✓ Garrafa de água 1,5l ou mochila de hidratação grande;
✓ Roupa de banho;
✓ Barra de cereais, castanhas e frutas secas para pequenos lanches na
trilha;
✓ Câmera Fotográfica;
✓ Sandálias de trekking;
✓ Meias;
✓ Toalha de microfibra;
✓ Produtos de higiene pessoal;
✓ Medicamentos pessoais.

O QUE EVITAR?

✓ Livros;
✓ Computadores ou itens eletrônicos muito pesados;
✓ Excesso de roupa e itens de higiene (levar somente o essencial).

*Uma boa caminhada depende também do peso carregado, 4kg de mochila
é um peso ideal

Condições de reservas e política de cancelamento:

Confira nossa política de cancelamento e regras sobre reembolso.

Localização

Veja nossa localização no mapa

Confira nossas opções de passeios

Oásis Baixa Grande – É um Fragmento Florestalque resiste ao avanço das dunas, está localizadona Zona Primitiva dos Lençóis, ali vivem 6 famílias,a beleza da restinga que resiste ao avanço dasdunas é impressionante, nos meses de agosto atéoutubro é farta a quantidade de cajus. Mirim, Muricie Guajiru nos oásis.